sábado, 7 de novembro de 2009

A título de depoimento/diário...

Hoje ministrei a 1a. aula para a turma da pós "Didática e Metodologia do Ensino Superior", com o Módulo "Tecnologias Aplicadas o Ensino Superior", FACSUL/FMG-Anhanguera Educacional S.A., Rondonópolis-MT. Este primeiro encontro sinaliza para uma interação produtiva, uma vez que a turma me pareceu bastante comprometida e dedicada. Sucessos a todos!! No dia 14/11 teremos o segundo encontro presencial. Espero vocês!!

3 comentários:

  1. A Tecnololia entrou em nossa rotina diária, faz parte de tudo o que fazemos. Nos acostumamos com o uso da tecnologia, no ensino, alguns docentes não detem conhecimentos necessários para trabalharem com esta ferramenta, é um processo de mudança...

    ResponderExcluir
  2. Catarina G. M. Catarino Negrão20 de novembro de 2009 às 23:41

    Com as novas tecnologias no ensino superior, resistentes ou não, o perfil clássico de mestre, de guardião e transmissor do saber, entra em crise, passando este a ser contribuinte, necessitando da formação de um novo profissional capaz de lidar com situações diferentes, resolver problemas, ser flexível, além de estar sempre aprendendo.

    ResponderExcluir
  3. Sim, Marcos e Catarina. Essa "fala" da Catarina, por exemplo, parafraseada do texto "Internet na escola e inclusão", da autoria de Marcos Silva, aponta bem para a dimensão do que é ser professor hoje:"na perspectiva da interatividade, o professor pode deixar de ser um transmissor de saberes para converter-se em formulador de problemas, provocador de interrogações, coordenador de equipes de trabalho, sistematizador de experiências, e memória viva de uma educação que, em lugar de prender-se à transmissão, valoriza e possibilita o diálogo e a colaboração".(Marco Silva, 2003).

    ResponderExcluir

Opine, participe!!!

Sejam bem-vindos!!

Este blog destina-se à veiculação de textos relacionados à prática docente, bem como ao relato de experiências e exposição de emoções do universo educativo. Entre, olhe e colabore deixando o seu comentário!