domingo, 1 de novembro de 2009

Novas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente




TAREFA - Utilizando o Google como ferramenta de busca, aqui mesmo no blog, localize o texto "Novas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente"; é uma dissertação de Mestrado da autoria de Dalva Gonzalez Santiago. Material do acervo da Biblioteca Digital da Puc-Campinas, é bastante interessante e discute a temática com muita propriedade. Gravado em PDF, é um texto protegido, que pode ser aberto para leitura e impressão. Após lê-lo atentamente, de forma reflexiva, poste o seu comentário aqui, sobre as idéias contidas no mesmo. Acesse, como leitura complementar, os links relacionados ao tema, na coluna à direita, no blog.

Abraços a todos!!

13 comentários:

  1. Espero a participação de acadêmicos da pós-graduação em Didática e Metodologia do Ensino Superior para opinar sobre as idéias contidas no texto indicado acima. Abraços. Profa. Dariluce Gomes da Silva

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  2. Laura Cristina de Almeida16 de novembro de 2009 às 15:47

    Olá professora!Não posso deixar de comentar o quão interessante está o seu blog, cheinho de artigos que nos remete a realidade atual, agregando-nos novos conhecimentos e isso é muito bom! Mas infelizmente o referido texto "Novas tecnologias e o ensino superior...." não consegui visualizá-lo pois aparece a msg "carregando" mas não abre... tentarei novamente em breve.
    BeijOO
    Laura Cristina de Almeida

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  3. Professora: As Tecnologias são ferramentas, que devem ser utilizadas pelos docentes, com a finalidade de aproximar o aluno, enriquecendo o conhecimento. Deveriam ser utilizadas como ferramentas de apoio. Para que os docentes aproveitem muito bem o uso destas, estar capacitados, saber e querer utiliza-las,será fundamental, para um ensino inovador e um aprendizado que acompanha as mudanças, no mundo em que vivemos.

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  4. Concordo, Marcos! Querer utilizar as tecnologias a favor da educação é atitude fundamental para o docente contemporâneo...

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  5. Fernando Henrique Cardoso23 de novembro de 2009 às 15:44

    Com o avanço tecnológico, a criança hoje obtém muitos conhecimentos sem sair de casa. O professor nos dias de hoje, não pode deixar essa ferramenta magnífica que leva o conhecimento na porta das casas de fora de sua sala. O mesmo deve trabalhar junto com as tecnologias educacionais, de forma a proporcionar que as atividades de sala não se restrinjam a aquele ambiente, onde o aluno possa expor seu entendimento e participar na construção de várias outras linhas de pensamento. Um exemplo pode ser a utilização de blogs; o que antigamente era tido como um diário pessoal, hoje o professor pode utilizar desta interface para seus trabalhos em sala aliando com as atividades dos alunos.

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  6. Olá para todos:
    É complicado pensar em qualquer formação sem técnologia, principalmente as que servem de ferramentas ao ensino, no caso do Power Point para apresentações, os programas de formação de textos e a Internet para as pesquisas e o E-mail, São as principais ferramentas, coincidindo com os resultados da pesquisa de Dalva Gonzalez Santiago em sua dissertação de Mestrado.Acredito que esses redultados se deva aos problemas que apenas essas quatro ferramentas tecnológicas consseguem resolver, as demais são secundárias e são utilizadas na proporcionalidade do tempo de cada um, como é o caso das crianças e adolecentes, que fussam tudo, com muito tempo pra isso, na minha época tiamos que trabalhar, temos até hoje. Tempos mudados não?
    Abraço a todos.
    Daniel Horas
    danielhoras@hotmail.com

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  7. danielhoras@hotmail.com26 de novembro de 2009 às 22:08

    Um Comentário Menos Critico:
    É tempo de pensar no tempo,
    Tempo de que?
    Tempo pra que?
    Não tem tempo?
    É bom pensar em encontrar logo, se quiser dar aulas prôs filhos da tecnologia,
    Sem esquecer-se do: “O tempo que leva e o que se leva do tempo na formação do docente para o ensino superior” . Tá disponibilizado,
    Não têm distância, nem censura , tão pouco limite...
    Vai encarar?

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  8. O computador enquanto tecnologia, torna se um alido indispensavel para o professor dentro de uma sala de aula, facilitando suas atividades tanto dentro da mesma "quando sabe usar" e ate mesmo fora dela... Uma ferramente com um poder imenso desconhecido por muitos... como exemplo o de fazer o aluno criar conhecimento, saber procurar e não ficar esperando que somente o professor o ajude. "Eu não me vejo trabalhar sem usar o computador, manusear as ferramentas necessarias...emails, pesquisa...etc."

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  9. Após ler a dissertação para mim uma palavra pode definir muita coisa: "mudança", porque é isso que as novas tecnologias exigem, uma mudança em três aspectos: primeiro do espaço escola (universidade), mais especificadamente das salas de aula, ou seja, as salas devem passar por uma mudança no sentido de incorporar as novas tecnologias no seu espaço, possibilitar o acesso a elas; a segunda mudança é relacionada ao professor, visto que o uso das novas tecnologias como ferramenta de ensino-aprendizagem só é possível se o professor estiver capacitado, ou seja, se souber exatamente como usar a ferramenta e o que pretende com ela e por fim, a terceira mudança, mas não menos importante se refere ao aluno, este também deve mudar sua postura, sua forma de atuação, visto que as novas tecnologias permitem uma construção do conhecimento, e o aluno deve estar disposto a construir este conhecimento, de nada adianta o professor disponibilizar as ferramentas e o aluno não ustilizá-las. São essas mudanças que vão permitir que as novas tecnologias sejam ferramentas de ensino-aprendizagem. É certo que a mudança não é fácil, pois se pensarmos em mudança das salas de aula temos a questão financeria que pode impedir tal mudança, quanto aos docentes temos uma certa resistência, pois tudo que é desconhecido e novo assusta e em relação ao aluno temos um certo comodismo, pois com certeza construir um conhecimento é algo difícil, tarefa bem mais complicada, mas que com certeza permitirá a formação de pessoas mais críticas, mais ativas, com possibilidades bem maiores, sem sombra de dúvida.
    Ainda, outro aspecto que quero destacar é que com a pesquisa desenvolvida ficou claro de que apesar do otimismo com que os professores vêm as novas tecnologias e de alguns fazerem uso das mesmas, falta ainda capacitação, pois podemos perceber que o uso ainda é bastante tímido, não explora tudo que está disponível e isso se deve certamente a falta de conhecimento por parte dos docentes, por isso vejo a necessidade de as universidades investirem em cursos de capacitação de docentes para uso das tecnologias, possibilitando que aprendam como utilizá-las como ferramentas de ensino.
    Bom, encerro minha participação por aqui.
    Abraço,
    Daiana Malheiros de Moura

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  10. Andréa Carajoinas Ramalho28 de novembro de 2009 às 12:02

    Olá professora!!!! Infelizmente ainda existem docentes que relutam contra as novas tecnologias,e não correm atrás para se capacitarem; acredito que as novas tecnologias vieram para ficar, sua importância e contexto é fundamental no processo de formação dos docentes, tanto para o aprendizado próprio do docente como para a mediação de conhecimento entre aluno e professor. As novas tecnologias proporcionam conhecimento rápido, contínuo e diversificado,tanto no contexto em si como na localização geográfica destes.É maravilhoso o campo virtual e o que ele nos proporciona para a nossa formação. Quero e vou utilizar os conhecimentos obtidos neste módulo para aperfeiçoar,sempre, a minha formação como futura docente. Obrigada, professora!!!!!
    Um abraço.

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  11. Andréa Carajoinas Ramalho28 de novembro de 2009 às 12:11

    Oi professora, não posso deixar de citar que, realmente,precisamos mudar nosso conceito de ensino.Levar pilhas de livros, revistas, fichas amareladas com o tempo, objetos de isopor para demonstração de um átomo (p.ex.), e muitos outros recursos retrógrados que tivemos ao longo de nossa vida, isso deve ficar para trás. Os alunos exigem mais do professor e devemos estar preparados para isso.Existem muitas possibilidades, muitos recursos, e muito o que aprender ainda, só depende da gente, as novas tecnologias estão aí.Obrigada por mostrar o início desta caminhada para mim, professora.
    um abraço.
    Andréa

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  12. O uso das tecnologias vem aumentando com o desenvolver da geração.

    A televisão com kit multi-midia, computador com internet e softwares educacionais em sala de aula são ferramentas importantes para auxiliar os professores à produzirem aulas mais interessantes para um maior aprendizado dos alunos, entretando é necessário que os mestres estejam preparados para fazer o uso das ferramentas mais adequadas ao perfil de ensino que a classe almeja, pois não adianta ter uma parafernalha eletrônica a disposição dos educadores que não estão aptos a usa-la ou usam de forma errônea afungentando ainda mais os alunos do ensino.
    A interdisciplinalidade aliada ao bom uso das tecnologias proporciona as escolas uma fonte inesgotável de ansino, entretando fez-se necessário investir em Potencial Intelectual aliado aos tecnológicos.

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  13. NÍVEA MARIA LOPES VILARVA30 de novembro de 2009 às 20:05

    QUANDO FALAMOS DE NOVAS TECNOLOGIAS, LOGO ALGUNS,SE REMETEM A IMAGEM DE UM COMPUTADOR NOVINHO CHEIO DE INOVAÇÕES. MAS DO QUE ADIANTA SE NÃO HÁ NO DOCENTE O DESEJO DE UTILIZA-LO DE ESTAR A ALTURA DE SEUS RECURSOS? O TEXTO NOS COLOCA QUE PENSAR NO USO DESSAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR É SE COLOCAR A DISPOSIÇÃO DE "QUERER APRENDER", DE BUSCAR CONHECE-LAS E FAZER DELAS UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO, ALICERÇADO NA ORIENTAÇÃO DOCENTE, VOLTADO PARA A MEDIAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS MÍDIAS E NAS INTERFACES DESSE MEIO DE COMUNICAÇÃO. É PROPRICIAR AO ALUNO A POSSIBLIDADE DE COMPRENDER E REFLETIR, A CERCA, DO SEU FUNCIONAMENTO E NAS AÇÕES QUE ELAS DESENVOLVEM NO DIA-A-DIA DA SOCIEDADE GLOBALIZADA EM QUE ESTAMOS INSERIDOS. E ASSIM JUNTOS EM UMA RELAÇÃO DE RECIPROCIDADE, DE INTERAÇÃO, PROFESSOR E ALUNO, VISANDO A REFLEXÃO DESSAS INFORMAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMNETO SIGNIFICATIVO PARA A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO CRÍTICO E PARTICIPATIVO NO SEU CONTEXTO SOCIAL.

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