quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A linguagem da Fotografia - Con Vieira


A fotografia não é somente o conjunto de processos de uma arte ou ciência, mas um texto não verbal em que, na ausência de palavras, encontramos o silêncio-imagem que comunica.
A palavra fotografia, em um contexto mais técnico, vem do grego: foto que significa “luz”, e grafia, que significa “escrever”, “gravar”, ou seja, o registro de imagens produzidas pela ação da luz sobre papel sensível. Esse material fotossensível pode ser, como nos primórdios da fotografia, “uma placa iodada, única, rara e cara como uma jóia” (Rosane de Andrade, 2002, p. 34), película (filmes) e, mais recentemente, cartões digitais. Encontramos outro significado para a palavra fotografia, atribuída pelos japoneses, no qual percebemos um caráter de realidade “sha-shin”: reflexo da realidade (Almasy, 1980, p. 97), ou seja, uma representação social, uma forma do homem se expressar visualmente.
Leia o texto na íntegra no endereço http://www.confoto.art.br/artigos13.php

Sejam bem-vindos!!

Este blog destina-se à veiculação de textos relacionados à prática docente, bem como ao relato de experiências e exposição de emoções do universo educativo. Entre, olhe e colabore deixando o seu comentário!