sábado, 21 de novembro de 2009

O chat...

O chat: uma interface possível

Dariluce Gomes da Silva

Abro este post hoje com um fragmento do texto “Internet na escola e inclusão”, de Marco Silva (2003), Boletins 2004, SALTO PARA O FUTURO. Prestem muita atenção às ideias veiculadas por ele:

“O Chat é um espaço online de bate-papo síncrono (com hora marcada) com envio e recepção simultâneos de mensagens textuais e imagéticas. Professor e aprendizes podem propor o tema e debatê-lo. Podem convidar outros participantes do curso e colaboradores externos, agendando dia e hora. Os temas podem ser vinculados às unidades ou atividades do curso, porém muitas vezes tomam rumos próprios numa polifonia favorável ao estreitamento dos laços de interesses e desbloqueio da participação. O Chat potencializa a socialização online quando promove sentimento de pertencimento, vínculos afetivos e interatividade. Mediado ou não, permite discussões temáticas e elaborações colaborativas que estreitam laços e impulsionam a aprendizagem. O texto das participações é quase sempre telegráfico, ligeiro, não-linear e próximo da linguagem oral, efervescente e polifônico. Pode ser tomado como documento produzido pelo grupo e enviado para o cursista que não pôde estar presente. Não necessariamente como mediador do Chat, o professor cuida da co-presença potencializada em mais comunicacional. No lugar da obrigação burocrática em torno das atividades de aprendizagem, valoriza o interesse na troca e na co-criação da aprendizagem e da comunicação. Não apenas o estar-junto online na base da emissão de performáticos fragmentos telegráficos, mas o cuidado com a expressão profunda de cada participante. Não apenas o esforço mútuo de participação para ocupar a cena do Chat, mas a motivação pessoal e coletiva pela confrontação livre e plural. Não apenas a Torre de Babel feita de cacos semióticos caóticos, mas a teia hipertextual das participações e da inteligência coletiva. Mesmo que cada participante seja para o outro apenas uma presença virtual no fluxo das participações textuais-imagéticas, há sempre a possibilidade da aprendizagem dialogada, efetivamente construída.”

Vocês já conheciam tal fragmento, evidentemente...

Feita a leitura do supracitado texto na íntegra (não apenas desse fragmento, quero crer) e de mais um, intitulado “Educação a Distância na universidade do século XXI”, fomos para o chat na sala da Rede Vivo Educação.

Sala tão aberta e democrática que tivemos um observador totalmente silencioso (iniciais “A. de F.”) enquanto muitos tentavam falar, outros tentavam ser “ouvidos”, vários estabeleciam a dialogia e outros, por fim, se maravilhavam ou se decepcionavam com a rapidez comunicativa, com a polifonia que se instaurava naquele ambiente. Alguns participantes, em pânico, cobravam da professora uma postura mais diretiva, uma “colocação de ordem no caos” comunicacional que ali se estabelecia.
Foi um momento muito bacana, com participações incisivas, contundentes, em que alguns participantes buscavam “culpados” para os problemas relacionados ao acesso às tecnologias e à incipiente formação docente. Outras participações mais tímidas tentavam diluir a culpabilidade no processo, atribuindo a vários fatores o precário acesso às TIC’s. E outros ainda se desesperavam com a possibilidade de estarmos perdendo o foco da discussão... Um ainda falou em resiliência, em flexibilização por parte dos aprendizes da tecnologia, que somos todos nós. E outros ainda comunicavam as ideias referentes ao texto lido com clareza, maestria e agilidade, sem perder o famoso “foco”...

Na interface que empregamos hoje, ou seja, neste “espaço online de encontro e de comunicação entre duas ou mais faces” (SILVA, 2003), vivenciamos um breve e fugaz momento de “integração, sentimento de pertença, trocas, crítica e autocrítica, discussões temáticas, elaboração, colaboração, exploração, experimentação, simulação e descoberta”. Foi um recorte que se estabeleceu neste dia 20/11/2009, Dia da Consciência Negra, dia de percebermos que a vida é um caleidoscópio de emoções, de culturas, de pessoas e “educações” e de admitirmos que é sempre possível se aprender algo ao utilizar o chat como interface no ensino, na comunicação. Ainda que seja a tolerância e o respeito à diversidade. Não poderia ter havido dia mais propício para este encontro!

Beijos a todos e obrigada por terem participado deste laboratório de aprendizagem!

23 comentários:

  1. Bom dia Dariluce,
    Vou tão somente deixar um comentário porque vale "nota", afinal eu venho nadando bem até aqui e não vou morrer na praia justo neste módulo! Bom, vamos ao chat: Sobre este, o que eu poderia falar? nem participei, não é? Pois é, eu apesar de super, hiper, mega falante, e conhecedora de meus colegas, percebi que muito dos comentários se perderam devido ao contigente de pessoas presentes e querendo se expressar, penso que deu-se uma discussão "fria" somente palavras sem aquelas expressões faciais, a entonação de voz e os movimentos de mãos que tanto me facina. Portanto, para mim, ou seja para a ELOINA, esse tipo de interação não estimula minha atenção, até rimou, hehe! creio que seja vago, seja distante, e principlamente qdo colocamos uma opinião sobre algo somente com as palavras perde-se muito a beleza da linguagem. Isso é o que o que eu penso, porém respeito aqueles que se deliciam através desta experiência. No que diz a minha pessoa, aprendo mais com o contato face to face do que através de uma máquina, além disso, éu disperso muito rápido se nào hover algo a mais que me prenda a atenção, i.g, sorrisos, caras e bocas tão expressivas da linguagem não verbal) Entretanto, sei que este tipo de ensino à distância é para onde caminha o futuro da educaçào, e que é preciso se atentar para ele. Bom, eu enquanto posso vou procurando meios de me qualificar presencialmente, quando não der mais, eu vejo como posso me inserir nele, sem muito drama, afinal de DRAMA QUEEN eu não tenho nada, rsrs.
    De qualquer forma, para os atuantes desta disciplina creio que tem sido muito válido está aprendizagem, pois no que diz respeito a minha pessoa, não vejo muito o que pode ser acrescentado neste momento, uma vez que não curto chats, não possuo orkut, faço uso do msn e scape por tão somente economizar dindim pq tenho uma filha a 1200km de distância de mim, rimou de novo, hehe, (eu amo rimas pobres) no entanto, amo "computer" mas para outras atividades que não seja bater papo com uma tela, prefiro ao vivo e a cores, onde eu possa falar, tocar, ouvir, experimentar a real emoção daquele que interaje comigo. Mas prof, não fique brava comigo não, eu sou gente boa, é o jeito da madeira e Voltaire que me deixou assim quando disse: Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las, i.e, me sinto no direito de me expressar com sinceridade acreditando que o "outro" irá respeitar meu VIEW. Isto posto, quero deixar aqui registrato que vejo em ti uma excellent profissional,e que a minha falta de encanto não se dá pela sua performance, porque desta, nada ficou a desejar, mas sim até mesmo por esta strong personalidade que me norteia.
    hugs
    Have a nice weekend
    Eloina

    ResponderExcluir
  2. Foi uma experiência interessante participar deste chat, embora conheça este tipo de tecnologia, mas não voltado á educação. No início o assunto ficou disperso, mas depois acho que fomos entendo a velocidade das perguntas e respostas. Mas gostei, senti como estivesse na sala conversando ao vivo. É claro que ainda tenho muito que compreeder sobre estas tecnologias, porque confesso que apresento resistência na utilização destas. Esta resistência deve ser por causa de minha formação (presencial) e da área do curso (exatíssima! - matemática).Contudo, há programas e conteúdos que permitem que eu faça utilização de tecnologias, como estatística utilizando Excel. Muitas vezes, estes recursos são opções para trabalhar com turmas onde o interesse e a autonomia apresentam graus significantes. Mas em turmas que só querem "notas" ao final do curso, o tradicional é a melhor forma.
    Obrigado professora pela oportunidade, eu compreendi sua intenção ao aplicar teoria à prática neste módulo, pois eu ficaria frustado se ficássemos estudando apenas teoria sobre tecnologias.

    Bom fim de semana
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Olá Professora, para mim, não há mistério em utilizar as tecnologias no ensino. Além da oportunidade de pesquisarmos, podemos criar aulas interessantíssimas utilizando esta ferramenta. Seja através do chat, do fórum, enfim conhece-las e ter a criatividade para utiliza-las é o diferencial para prender a atenção do aluno, e fixar o conteúdo ensinado. Em todas as disciplinas podemos usa-las, podemos criar jogos, trabalhando os conteúdos. Na minha vida profissional, participo de muitos treinamentos, e em cada um deles, a tecnologia está presente, sendo trabalhada de forma diferente em cada um, em todos observo como foi criado, para poder utiliza-la também como ferramenta de apoio para minhas aulas. As tecnologias nos proporciona experiências inovadores, ontem mesmo, estavamos cada um de nós em um lugar diferente,seja bairro, cidade, estados, e realizamos uma aula, e vou mais, no mesmo momento da aula, eu também estava em uma reunião com diretores e gerentes da região norte e noroeste do estado do MS, isso é uma das situações que ela nos propociona, estamos em diferentes lugares, sem ao menos sairmos de uma cadeira. Claro que a presença humana, o ser é importante, precisamos uns dos outros, temos esta necessidade. O fato é: não sabemos explorar as tecnologias como deverião, mas estamos engatinhando nesta descoberta, temos gerações vindo aí, que dominarão muito, mas muito mais que nós, ou mais que eu. Se este módulo ficasse apenas na teoria, iria me sentir frustrado. Valeu Professora.

    ResponderExcluir
  4. Olá professora!!!
    Devo dizer que adorei a experiência do chat, apesar de usar a internet diariamente (e-mails, consulta a sites, etc) nunca tinha participado de um chat, por isso meu fascínio, claro que nem tudo são "flores", pois, senti um acerta dificuldade em acompanhar a rapidez com que tudo acontecia, na maioria das vezes quando terminava de escrever e postava a minha colocação já estavam em outro assunto e ela acabava ficando um pouo perdida, mas também fiquei perplexa com a possibilidade de se estabeleceram vários diálogos ao mesmo tempo, tinham grupos de pessoas conversando determinado assunto e outras outro e assim as coisas foram acontecendo, o tempo passou super rápido e as duas horas que pensei que seríam intermináveis passaram sem que eu percebesse. Ainda temos o fato de que o chat permite que você coloque suas idéias sobre o assunto sem ser interrompido, seja por outras colocações ou mudança de assunto, apenas correndo o risco de a colocação ser um pouco tardia, he, he, he. Sinto por não disor de mais tempo livre no meu dia para poder fazer uso do chat mais vezes, como passo muito tempo em frente ao computador (quase que o dia todo), quando tenho um tempo livre prefiro outras atividades.
    Enfim, a experiência foi incrível, obrigada professora por nos proporcionar isso.
    Um ótimo findi.
    Abraço.
    Daiana M. de Moura.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Professora...

    Gostei da experiência de ter aula virtual, apesar de ter participado de chats, mas para outros fins, foi interessante a partilha de opiniões, as discussões em torno de uma questão levantada.
    A velocidade das informações, foi o que mais me chamou a atenção, algumas vezes ficava "mais por perdido que cebola em salada de fruta" rsrs, quando estava terminando um raciocínio, a conversa já estava adiantada, mas foi bom pra treinar o cerébro rsrs.
    Apesar de utilizar a internet por várias horas diárias, não entro muito em chats, e acredito que esta ferramenta é importante para a aprendizagem.
    Enfim, gostei muita desta proposta inovadora no nosso curso!!!
    Até mais!!


    Alisson Brito Lopes

    ResponderExcluir
  6. Oi, Eloína!! Calma, não precisa deixar comentário só porque "vale nota". Afinal, serão pontos que não prejudicarão a sua performance geral. Considere o chat apenas como uma interface possível, entre tantas outras, para a comunicação ou para tratar de um tema que permita o seu uso. Eu o realizei com vocês a partir da leitura de textos que falam, entre outras coisas, sobre o mesmo, porque não podemos apenas teorizar, temos que experimentar na prática. Você já faz uso de MSN, Skype, conforme disse. Ótimo!! Cada vez mais as pessoas utilizam tais recursos, visto que são menos custosos e permitem uma interação com imagem e voz, em tempo real. São todos espaços virtuais que possibilitam comunicação educativa, ensino e aprendizagem, além de encurtar distâncias afetivas e geográficas. Conforme a citação do autor (SILVA, 2003), o chat é assim mesmo: comunicação síncrona, rápida, efervescente e, assim, não serve para todas as pessoas e todos os assuntos. O que é interessante em tudo isso é termos possibilidades, podermos optar por interfaces as mais diversas, a partir do momento em que vamos testando a sua viabilidade para os fins que desejamos. O que não podemos é negar a realidade: as TIC's são interfaces do mundo contemporâneo e o professor do ensino superior ou de qualquer outro nível precisa conhecê-las para ter a condição de optar pelas mais adequadas aos contextos que exigem o seu uso.
    Bom domingo, fique bem!
    Atenciosamente,
    Profa. Dariluce

    ResponderExcluir
  7. Olá,Gostei muito da experiência do chat achei muito interessante o uso do chat para atividades ligada ao conhecimento.No mundo que vivemos com todo esse turbilhão de tecnologia acho ótimo a idéia do ensino a distância e da comunicação virtual para fins de ensino aprendizagem,acredito que o conhecimento sendo assimilado de forma correta não importa se é presencial ou não.Foi a primeira vez que participei de um debate em um chat,fiquei espantada com a agilidade que tem que ter para acompanhar as outras pessoas e também um pouco encomodada pois,eram um turbilhão de idéias no mesmo momento.Fiquei muito surpresa ao observar que as pessoas estavam mais antenadas do que estarem presentes em uma sala de aula a agilidade que o chat nos conduz que possibilita essa atenção maior.Estou aberta para outras experiências da tecnologia ligado ao ensino aprendizagem.Obrigada beijos Evelin Caroline

    ResponderExcluir
  8. Fernado Henrique Cardoso24 de novembro de 2009 às 13:44

    Olá professora!
    A experiência do chat, esta que por sua vez foi inédita e muito proveitosa, mostrou-se como um instrumento que pode ser usado em qualquer modalidade de ensino. Muitas vezes a distância ou outros fatores impedem a reunião dos participantes de um grupo ou ciclo de estudo, o chat permite esta aproximação e o debate de assuntos pertinentes ao grupo. Notei que o chat pode ser muitas vezes utilizado pelo professor na revisão de um conteúdo, ou para avaliar como anda o entendimento dos mesmos; bem como estabelece discussões onde pessoas não ligadas ao meio podem participar e expor seu ponto de vista, pena que na nossa experiência isto não aconteceu, pois assim poderíamos saber a opinião de pessoas fora do nosso meio.
    Nosso encontro no chat foi muito divertido, quando vinha minha opinião e descia o olhar para o teclado, quando voltava o olhar para o monitor já estava em outro tema. As informações eram muito rápidas e freqüentes, tinha que fixar bem o olhar e enviar opiniões curtas. O legal de tudo é que todos queriam participar e expor suas idéias e outros queriam dar um jeito na “bagunça”, espero que eu possa participar de mais chats, se puder até mesmo como mediador.

    ResponderExcluir
  9. Olá Profª Dariluce! Gostei muito da oportunidade de conhecer e usufruir de mais esse recurso tecnológico em benefício do conhecimento. Foi uma novidade para mim utilizar o chat como complemento das aulas, muito proveitoso, pois faz despertar novas possibilidades de interação em tempo real num encontro virtual. Tive um pouco de dificuldade para acompanhar as discussões mas atribuo a agilidade como as opiniões são colocadas e a minha pouca experiência nessa prática. Acredito que a tecnologia é muito importante nesse processo de transformação cultural criando novos espaços e possibilidades a serem explorados, sendo imprescindível que o educador acompanhe essa evolução sendo co-responsável para que o processo educativo seja agradável e significativo privilegiando a expressão e comunicação. Kaysa Andréia Genari Fagan

    ResponderExcluir
  10. Olá, professora Dariluce e colegas. Penso que nossa experiência com o chat se mostrou uma interface na qual a colaboração todos-todos se fez presente. Aos que se queixaram - ou se assustaram - com a aparente ausência da professora em tentar ordenar o aparente caos instalado nos diálogos, é preciso que pensem detidamente no papel do educador universitário que temos discutido ao longo desse curso: um educador que nos dê autonomia, oportunidade de desenvolver e construir nosso próprio conhecimento. Ela estava lá, atenta a tudo o que acontecia, a toda aquela efervescência de ideias e opiniões que iam se alternando. Como argumenta o sociólogo e educador Marco Silva no texto "Tecnologias e Materiais Didáticos nos Cursos Superiores à Distância", "[...]o professor online controi uma rede e não uma rota. Ele define um conjunto de territórios a explorar, enquanto a aprendizagem se dá na exploração - ter a experiência - realizada pelos aprendizes e não a partir da su récita." Ou seja, foi um bom exemplo de como professorar no ciberespaço. Ademais esse módulo tem sido muito rico tanto pelos encontros presenciais quanto pelos virtuais; pelos links que nos tem sido disponibilizados; pela experiência de mergulho no hipertexto que estamos podendo vivenciar. Talvez muitos de nós já façamos essas experiências online, de ir escancarando janelas para tantos mundos e recursos possíveis. No entanto, como educadores que somos - ou pretendemos ser - é fundamental que tenhamos acesso e conhecimento dos termos empregados nessa cultural digital na qual estamos inseridos e da qual não podemos fugir. À educação como instituição, seja ela de que nível ou modalidade for, não pode e nem conseguiria, se manter à margem dessa cultura. Cabe, portanto, aprender o que fazer com os recursos que esse universo tecnológico nos oferece. Se em nossas vidas cotidianas adoramos celulares, máquinas digitais, msn, controle remoto, automóveis com câmbio automático, não sejamos tolos a ponto de pensar que nossos alunos sejam diferentes de nós. Vale, aqui, então, refletir que as tecnologias estão aí para nos servir e nós é quem devemos saber aproveitar toda a liberdade e criatividade que elas podem dar. No entanto, não esqueçamos que assim como um brinquedo só se torna brinquedo pelo significado que a criança atribui a ele, também o computador, por exemplo, só se torna instrumento de ensino quando nós lhe atribuímos esse papel, senão ele seria apenas o que, de fato, friamente pensando, ele o é: uma máquina. É necessário que o engenho humano esteja no comando, sempre.Do contrário, como bem disse a professora Dari em outra ocasião, uma aula virtual ou com o uso do datashow ou da televisão, será um exemplo de missa de corpo presente. O sujeito estará lá em corpo, mas a alma, ah, essa estará sonhando com o momento de chegar em casa e navegar livremente pelo ciberespaço. Voltando ao chat, creio que se fizermos um exercício de reflexão encontraremos lógica no caos. Houve muitas colocações interessantes, privilegiadas por uma multidirecionalidade na qual todos que desjaram puderam se manifestar. Abraços!

    Anabela Rute Kohlmann Ferrarini

    ResponderExcluir
  11. Olá professora, a experiência foi valida e mto gratificante, pois pudemos interagir numa manhã tão gostosa sem precisar sair de casa, isso eh mto bom.
    Entretanto fiquei completamente desnorteado, primeiramente por não consegir acessar o chat, depois qdo finalmente entrei na sala não consegui acompanhar o ritimo das conversas, as frases longas, o computador lerdo, eu mais lerdo ainda ...rsrs... penso que foi devido ter perdido o inicio da conversa e minha cuca não conseguiu assimilar tanta informação num espaço de tempo tão reduzido, olha foi complicado, até começar a bolar umas iéias pra participar demorou um pouco.
    O interessante em ler as mensagens eh que se consegue acomapnhar dois pensamentos escritos ao mesmo tempo, enquanto numa conversa eh preciso prestar atenção numa pessoa apenas, sem falar que se tiver uma dúvida pode recorer ao texto e busca a frase novamente.
    Foi mto gostoso Prof.
    Obrigado!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. LUZIA APARECIDA DOS SANTOS25 de novembro de 2009 às 21:34

    BOA NOITE PROFESSORA PELA TERCEIRA VEZ HOJE ESTOU TENTANDO POSTAR UM COMENTÁRIO E NÃO CONSIGO POIS A ENERGIA ESTA CAINDO TODA HORA RSRSRSRSR.MAS VAMOS NO QUE INTERESSA,A EXPERIÊNCIA DE SEXTA FOI ÓTIMA POIS APESAR DE TER ALGUNS SITES QUE PROCURO ORIENTAÇÃO COMO POR EXEMPLO A NOVA ESCOLA QUE ME TRAZ MUITOS ESCLARECIMENTOS DAS DUVIDAS DE ALGUNS CONTEÚDOS APLICADOS DENTRO DE SALA DE AULA TIVE MEDO DO CHAT SAI DE MINHA CASA E FUI PARA RONDONÓPOLIS ASCESSAR UMA LAN ACHANDO QUE NÃO CONSEGUIRIA FAZER ISSO DE MINHA CIDADE SENTINDO QUE SE EU ESTIVESSE MAIS PRÓXIMA DE VC NÃO FICARIA COM TANTAS DUVIDAS SRSRSRSRSR.
    MAS QUANDO CHEGUEI LA ASCESSEI O CHAT LOGO DE IMEDIATO CONSEGUI DOMINAR ESSE "NOVO" E QUANDO O CHAT COMEÇOU ATÉ TENTEI ORIENTAR UM AMIGO QUE NAO CONSEGUIA ACESSAR, SERVIU DE EXEMPLO QUE NÃO DEVEMOS TER MEDO POIS SOMOS CAPAZES DE CONTROLAR QUALQUER SITUAÇÃO BASTA TER UM POUCO DE CONHECIMENTO E VONTADE DE APRENDER.O BATE PAPO FOI LEGAL MAS AS VEZES TINHA ALGUNS COLEGAS QUE QUERIAM SAIR DO FOCO OUTROS QUERIAM ENGANAR DIZENDO TRECHOS DO TEXTO E SIM ACONTECEU A NOSSA AULA.
    MOSTROU QUE ESTAMOS TÃO ACOSTUMADOS A OLHAR OLHO NO OLHO QUE ALGUNS NAO CONSEGUIRAM ACOMPANHAR A RAPIDEZ DO ASSUNTO NÉ SIOMAR.
    A TECNOLOGIA FAZ PARTE DE NOSSAS VIDAS E ESSE MÓDULO VEIO PARA MOSTRAR E ACREDITO QUE DE UMA FORMA OU OUTRO TODOS CONSEGUIRAM TER CONHECIMENTO DE ALGUMA FORMA.LUZIA APARECIDA DOS SANTOS

    ResponderExcluir
  13. Ola professora!
    Ao ser comentado na sala de aula que nossa aula seria num chat, confesso que fiquei surpressa com tudo...Logo pensei que não conseguiria tal ideia execultar,porém ao estar diante de uma sala de bate papo pude perceber o quão gratificante é esta ferramenta para trabalho, fiquei surpressa com a agilidade do assunto, onde todos depositam suas ideias, ora concordando ora discordando, mas sempre com foco no assunto.
    Claro que existem pessoas que pouco se interessaram pelos assuntos, mas dai vem a pergunta. Como ignorar as tecnologias existentes no mundo?
    Estamos rodeadas de tecnologias, simplesmente é um fato e não podemos deixar que isso passe diante de nós, reconheço que o 'novo' é algo que ainda não conheçemos, mas que podemos estar aberto para tal aprendizagem, como professor não podemos ter uma opinião pronta e cabada, somos mediadores de conhecimentos formadores de opinião, somos nós que ajudamos o cidadão a refetir sobre todos os assuntos existentes , ou seja, somos facilitadores de conceitos.
    Aprecie cada instante desta aula ja que me sentia insegura em realiza-la, pude perceber que tudo é possivel, basta ter um mediador com coerência nas suas concepções. Teve grande importância pra mim esse chat, pude observar a opinião dos meus colegas e expor a minha simultâneamente...
    Essa disciplina veio para abrir horizontes e nos mostrar que é possivel fazermos a diferença no Ensino, usando novas técnicas.

    Tatiany Regina.

    ResponderExcluir
  14. Olá Professora! Foi uma experiência muito válida para mim, pois nunca tinha vivenciado uma aula assim, gostei muito, quebrou um paradigma que tinha sobre esse tipo de aula, mostrou que as aulas tem um outro tipo de ser ministradas, e hoje do jeito que o mundo anda, as pessoas sem tempo nem para nada(imagine para estudar) e a necessidade de sempre estar atualizados esse é uma excelente alternativa de aprendizagem e é tão valido quanto as aula presencias, vai depender do envolvimento do aluno com o conteúdo, assim sempre adquirindo novos conhecimento. Obrigado Julio Henrique

    ResponderExcluir
  15. Daiane Cristina da Silva27 de novembro de 2009 às 09:58

    Olá.. Professora Bom dia...
    Então, a experiência de utilizar o chat, foi muito gratificante, pois uso a internet diariamente, mas não para esse meio, não era desconhecido por mim o chat mas sempre achei que não tinha importância nenhuma utiliza-lo no meu dia-a-dia... e na educação achei o chat muito interessante porque cada um expões suas idéias, conhece o novo, mas como ninguém é perfeito tive dificuldades para acompanhar a discussão, muita gente falando, quando eu pensava em falar de um assunto ou alguma coisa eu lia o que alguém falava sobre outro assunto e eu perdia a concentração... São informações rápidas que o máximo que deu para fazer foi ler e as vezes dar uma opinião sobre o que foi comentado... eu amei o chat tbem porque saiu da teoria de sala de aula do falado, tudo na vida da gente tem que ter prática, professora pena que está no fim do módulo porque eu amei foi o único que tivemos que praticar para aprender, e saiba que eu estou sempre aberta para novos conhecimentos sobre as novas tecnologias que nos cercam.
    Obrigada Daiane

    ResponderExcluir
  16. Ola professora!! Heita quase que não faço minhas colocações aqui mas vale "NOTA" então vamos lá(HEHEHE)! A aula foi muito interessante inicialmente pensei q seria algo mais direcionado, quando vivenciei pude perceber que não sou a única que fala muito lá na pósgraduação e lhe confesso nossa como é complicado falar e parecer que não há ninguem prestando atenção em vc.. busquei interagir nas colocações dos demais foi quando percebi que seria muito mais viavel para então poder fazer minhas colocações referente aos textos propostos. Esse ambiente digital nos proporciona inumeras oportunidades como alem de falar(digitar) o tambem ouvir, ouvir a colocação do outro e permite(iu) tambem com que aquele "aluno quieto" venha a desenvolver o ato de expor suas idéias e suas indagações, quando não o faz ou tem receio na aula presencial, é a co-participação acontecendo, porem momentos q para mim foram bem marcantes a busca de estar presente nas colocações dos colegas de "me fazer ser Lida" e em suas interversões neste momento pude compreender o que nos foi colocado nos textos nós vivenciamos a teoria em uma interfase que muitos pensam ser apenas para situações de interterimento-pessoais, "O CHAT". Quero salientar que aprendi muito foi uma ótima experiência e que me levou a muitas reflexões e principalmente de que as TICS são sim ferramentas interessantissímas e que deve ser usadas nas ações pedagógicas dentro das Instituições de Ensino visando a mediação do Docente, na sistematicação das informações obtidas pelos alunos na construção do conhecimento. Bjo obrigado pela oportunidade!! NÍVEA!! (quase postei tudo em LIBRAS mas a Senhora disse que só vale Português!! hehehe)

    ResponderExcluir
  17. Olá professora...
    Confesso que estava muito ansiosa com o nosso encontro de sábado,através do chat, e com certo receio de não conseguir, uma vez que nunca tinha participado de um, mas sim através do msn, skype com apenas uma ou duas pessoas.Mas tal experiência foi muito gratificante.Com o aprendizado de mais esta tecnologia, pude sentir o quão estou a desejar com relação a estas tecnologias. Eu e a Andréa, conforme haíamos comentado estaríamos juntas no chat, e fomos orientadas a nos comunicarmos separadamente, mas não conseguimos, acabando nos expressando separadamente ou em dupla...Espero que entenda.Mas voltando ao chat, fiquei meio perdida.Eram muitas informações, comentários, perguntas ao mesmo tempo, e eu com a minha falta de prática me confundia...Tudo é muito rápido mas interessante!Quero parabenizá-la por este sucesso...Catarina Gonçalves Mangas Catarino Negrão

    ResponderExcluir
  18. Andréa Carajoinas Ramalho28 de novembro de 2009 às 11:46

    Bom dia, professora! Quero primeiramente lhe agradecer pelo aprendizado que me fora oferecido e pelo empenho e dedicação que nos concedeu durante todo o módulo. Quero dizer que sou plenamente a favor da utilização das novas tecnologias do processo de ensino e aprendizado, não temos como fugir desta realidade, tão necessária. Não aceitá-las seria o mesmo que nadar contra a maré, que dar murro em ponta de faca.A experiência de uma aula através do chat foi totalmente nova para mim, pois nunca havia participado deste tipo de interface,só utilizo msn e e-mails, mas tenho muito o que aprender ainda, sinto a necessidade de correr contra o tempo quanto a estas novas tecnologias,pois a velocidade de informação nos exige essa atitude além da correria contra a competitividade no mercado de trabalho.Por ser a primeira vez que participei de um chat fiquei meio perdida devido a velocidade com que as informações aconteciam, mas tenho consciência que é preciso entrar nesse meio virtual e utilizá-lo incansavelmente para que possamos aperfeiçoar nossos conhecimentos, melhorar nossa didática e, assim, podermos contribuir para uma melhoria contínua, de forma quantitativa e qualitativa, do processo educacional. Valeu, professora!!!Mais uma vez obrigada.Sucesso infinito para tí.
    Um abraço.
    Andréa.

    ResponderExcluir
  19. Laura Cristina M.I. de Almeida28 de novembro de 2009 às 16:08

    Olá professora!

    Que difícil expressar em palavras algo que não tenho muita proximidade apesar de vivermos na era digital, tecnológica... mas acredito que o "chat" é uma ferramenta moderna que serve para socializar o aprendizado entre grupos que podem debater os mais diversos assuntos de maneira interativa e democrática num mesmo ambiente que embora seja virtual nos permite expor o que pensamos e também partilhar as experiências. Acredito que, esse é o caminho e que é bem válido no "ensino" no sentido de ser um recurso a mais para se proporcionar ao educando conhecimentos que contribuirão na sua formação e vem de encontro com as necessidades da vida moderna, uma vez que, podemos fazê-lo em casa mesmo e o melhor com "data e hora" marcados... otimizando o nosso tempo já tão corrido.
    Um gde beijOO e um oteeemooooo FDS pra vc!

    ResponderExcluir
  20. Olá Dariluce,
    Li seu feedback só agora, e concordo com tudo que vc disse, porém minha resistência se da apenas para os chats, pois acho que são "scape", é assim que os chamo, penso que é FUGIR da vida real e calorosa que as conversas provocam no body a body, por outro lado, consigo ver agora através de suas intervençoes que estes, (apesar de um mal necessário), ajudam muito a relaçao teacher/student no que tange a agilidade do mundo moderno. Deixo registrado desde já que farei novas leituras sobre o assunto e mudarei minha postura a respeito destes. I promise to u , I'll have a positive attitude about it!
    cheers
    Elo,
    por falar nisso, veja bem eu ja tinha uma página neste blog desde 2007, mas nao fazia uso, se der tempo check www.blogger.com/start
    Eloina Faria/ I study languages, creio q este é o nome que aparece lá, faça uma visitinha e deixe seu comentário, detalhe... only Englishhhh,

    ResponderExcluir
  21. For you,

    É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar.
    É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final.
    Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.
    Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver. (Martin Luther King)

    Elô

    ResponderExcluir
  22. OL PROFESSORA, VEHO POR MEIO DESTAS PALAVRAS DIZER MUITO OBRIGADO POIS ESTA MÓDULO FOI MUITO INTERESSANTE AJUDOU ALGUNS QUE RESISTIAM AO NOVO OUTROS QUE JA TINHA O CONTATO MAS NAO SABIA QUE AS TECNOLOGIAS ERAM TÃO FABULOSAS E QUE PODERIAM AJUDA-LOS DE ALGUMA FORMA E PARA OUTRO JÁ NÃO ERA NOVIDADE. MAS ACREDITO QUE VOCÊ OFERECEU O CAMINHO,MOSTROU QUE NÃO DEVEMOS PARAR E SIM IR MAS RÁPIDO POSSÍVEL POIS ESSAS TECNOLOGIAS VOOAM. VOCÊ ENSINOU QUE TEM UM MUNDO NOVO AI FORA QUE MUITOS NÃO CONHECIAM, FOI UM PRAZER TER VOCÊ NESSE MÓDULO COMO A NOSSA DOCENTE ENSINOU QUE A NOSSA VIDA É MUITO CORRIDA E QUE PODEMOS USAR ESSA NOVA TECNOLOGIA SEMPRE A NOSSO FAVOR. BJSSSSSSSSS E UMA ÓTIMA SEMANA. LUZIA APARECIDA DOS SANTOS

    ResponderExcluir
  23. OIII!!! Quero agradace-la pela oportunidade de conhecer novas tecnologias e me proporcionar uma visão para um mundo mais atualizado.
    Um abraço........... Tatiany Regina

    ResponderExcluir

Opine, participe!!!

Sejam bem-vindos!!

Este blog destina-se à veiculação de textos relacionados à prática docente, bem como ao relato de experiências e exposição de emoções do universo educativo. Entre, olhe e colabore deixando o seu comentário!